quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Introdução ao Turismo - parte 2

Conceitos Relacionados ao Turismo


Turismo emissivo: é aquele gerado pela saída de pessoas residentes no país/região, que permanecem por mais de 24 horas e menos de um ano no local de chegada, não recebendo remuneração no país/região visitada.

Turismo receptivo: é aquele gerado por visitantes de outros países ou de regiões emissoras, que permanecem mais de 24 horas e menos de um ano no local de chegada, não recebendo remuneração no país/região visitada.

Infra-estrutura básica: é o conjunto de obras e de instalações de estrutura física de base que criam condições para o desenvolvimento de uma unidade turística, tais como sistema de transportes, comunicações e serviços urbanos (rede de abastecimento de água, luz, esgoto, limpeza pública).

Atrativos turísticos: constituem o componente principal e mais importante do produto turístico, pois determinam a seleção, por parte do turista, do local de destino de uma viagem, ou seja, geram uma corrente turística até a localidade. Os atrativos turísticos podem ser naturais, culturais, manifestações e usos tradicionais e populares, realizações técnicas e científicas contemporâneas e acontecimentos programados.

Atrativos naturais: qualquer elemento da natureza que possa atrais pessoas (animais, plantas, paisagens, chapadas, biomas, ecossistemas).

Atrativos culturais: tudo aquilo q é produzido por um povo ao longo de sua história (culinária, artesanato, música, manifestações folclóricas, eventos culturais).

Atrativos artificiais: são atrações planejadas sob medida para tipos específicos de turistas, geralmente estes já nascem como negócio. São exemplos de atrativos artificiais: parques temáticos, resorts, etc.

Equipamentos e serviços turísticos: representam o conjunto de edificações, de instalações e de serviços indispensáveis ao desenvolvimento da atividade turística. Compreendem os meios de hospedagem, os serviços de alimentação, o entretenimento e diversão, o agenciamento, os transportes, a locação de veículos, os eventos, os guias, a informação e outros serviços turísticos.

Meios de transporte: essência para o desenvolvimento do turismo, já que este consiste em deslocamento e visitação. Ele pode ser rodoviário, ferroviário, aéreo e aquático.

Serviços de alimentação: são estabelecimentos gastronômicos que atendem as necessidades e desejos dos clientes. Exemplos: restaurantes, lanchonetes, bares e boates.

Pacotes turísticos: combinação que engloba viagem, alojamento e atividades que com um só preço cobre todas as despesas.

Operadoras de turismo: aquelas que criam os produtos turísticos organizando viagens para grupos. Desenvolvem itinerários, promovem excursões, organizam alojamentos e serviços.

Agências de viagem e turismo: empresas que orientam seus clientes sobre opções de viagens, reservam passagens, alojamentos, locação de carros, pacotes e outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário